Notícia Publicada em 21 de fevereiro de 2016

Homens de diversos estados do Brasil se reúnem no Santuário de Aparecida para juntos rezarem e agradecerem as bênçãos da Mãe Aparecida.

A VIII Romaria Nacional do Terço dos Homens com o tema ‘Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé!’, teve início na noite de sexta-feira (19) com a Santa Missa celebrada às 19h no Altar Central.

Durante toda a madrugada, das 23h às 4h30, as vozes masculinas se uniram em oração na primeira vigília do Terço dos Homens, realizada na Capela São José, no interior do Santuário Nacional.

Nesse sábado (20), a programação das atividades do Terço dos Homens começou cedo. Às 7h30 os milhares de homens se reuniram na tribuna Papa Bento XVI para rezarem e cantarem com o padre Antônio Maria. Às 11h todos se encaminharam para o Altar Central onde aconteceu a missa solene do Terço dos Homens presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e referencial no Brasil, para acompanhar o Terço dos Homens.

Dom Gil, antes de iniciar sua homilia, saudou todos os homens presentes, demonstrando a alegria de reunir na casa da Mãe Aparecida mais de “50 mil terços”, vindos de diversas partes do Brasil.

Em sua homilia, o bispo de Juiz de Fora explicou o que tem a ver a oração do terço e do rosário com o Evangelho.

“A oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho, para meditar na companhia de Maria, a luz do seu olhar, ao som da sua voz, sobre a vida de Cristo e sobre o mistério de Cristo expressos no evangelho.” Afirmando: “rezar o terço e rezar o rosário é viver o evangelho”.

Dom Gil ressaltou a missão dos homens presentes no Santuário, que é levar o amor de Deus, seguindo os passos de Maria que foi a primeira a viver a palavra de Jesus e a acreditar na encarnação do verbo.

“Assim meu caro homem do terço, você sabe qual é a sua missão e a sua força, é levar no coração o amor de Deus para espalhar para os outros”.

Ao finalizar, dom Gil expressou mais uma vez a sua felicidade dizendo que, no dia de hoje, celebra 54 anos de vida religiosa e está feliz por ver crescer a cada ano o número de homens e padres comprometidos e atuantes na missão de evangelizar, através do terço.

“Eu estou feliz neste ano, nessa oitava romaria, pois estou vendo crescer não só os números, mas o fervor dos nossos homens. E também o número de padres, nomeados pelos bispos, que estão atuantes , assumindo, acolhendo e divulgando o valor evangelizador do terço dos homens”. Concluiu dizendo: “Padres, incentivem, não percam essa força evangelizadora que se chama terço dos homens”.

Ao final da celebração, dom Darci José Nicioli, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, falou aos homens da VIII Romaria do Terço dos Homens.

“Estamos contentes, a casa ficou pequena”… “Acho que teremos que construir uma nova Basílica”, brincou.

Em sua mensagem, dom Darci também destacou a missão dos homens na evangelização. “Homens do terço, vocês voltam pra casa com uma missão, convidar mais um para fazer parte do terço e assim a nossa romaria será cada vez mais festiva.”

Dom Darci sublinhou: “Perseverem nesse instrumento que é o terço, perseverem na oração, pois quem reza se salva, quem reza vence, quem não reza é vencido.”

 

Texto:A12.com/noticias