História do TLC O TLC é um Movimento da Igreja Católica direcionado para a juventude. Nasceu em Campinas, em 1967, com Padre Haroldo Rahm, jesuíta americano nascido no Texas e hoje naturalizado brasileiro, que se uniu a uma equipe de leigos jovens e adultos. Segundo Nely Babini, fundadora do Mini TLC e contemporânea à fundação do TLC – “O TLC – Treinamento de Liderança Cristã – iniciou em 1966, por Pe. Haroldo e uma equipe de dirigentes de Cursilho de Cristandade, dentre eles destacamos Maria Lamego e Antônio Orlando.” Em 1967, Padre Haroldo ganhou o Casarão da Vila Brandina (Casa Amarela), e lá começou realmente o TLC. O primeiro Manual do TLC foi escrito por Padre Haroldo e Maria Lamego, grande colaboradora do padre, poliglota, escritora, pintora, compositora, uma verdadeira artista. Foi ela quem criou os termos matraca, matraquinha e muitos outros termos do manual. No início o TLC tinha uma sala no Centro de Pastoral Pio XII, antiga Cúria Diocesana de Campinas, onde os participantes do movimento se reuniam. Semanalmente vinham padres e adultos de outras localidades em busca de informações e ajuda. Assim o TLC se alastrou pelo Brasil. Nely Babini, Arani e os jovens Fernando Signorelli e Genaro Campoy Scriptori iniciaram o Mini TLC de Campinas para atender aos pedidos dos adolescentes. Iracy e Nelson Lotufo, juntamente com sua filha Lúcia, se entusiasmaram e instauraram o movimento para as escolas. Posteriormente foi criado o TLC para Universitários de muitas cidades. Padre Irala, outro jesuíta, criou o TLC Musical – TLM – que também se espalhou e tornou-se o OPA – Oração pela Arte, movimento que existe até hoje unindo arte e espiritualidade. “O Padre Haroldo me chamou, em princípio, para ensinar canções aos jovens a fim de serem cantadas na liturgia (porque eles cantavam qualquer coisa). Assim, nasceu o TLM – Treinamento de Liderança Musical (31/07/1970). De sexta-feira à noite ao domingo pela tarde, passávamos três dias cantando e aprendendo canções para a liturgia renovada pelo Concílio”, explica o padre. As primeiras canções do livro Louvemos ao Senhor, nasceram em TLMs. Também foi em um TLM que o Monsenhor Jonas Abib recebeu a inspiração do Espirito Santo para o nome daquela que viria a ser uma das maiores comunidades Católicas do Brasil, a Canção Nova, história essa contada no livro “Eu acredito em Milagres” de autoria de Monsenhor Jonas Abib. Também foi criado o TLC de Pais em diversas cidades, atendendo a necessidade de preparo dos pais dos adolescentes do Mini-TLC. Promoviam um curso paralelo aos Mini-TLCs com os pais, afim de bater um papo a respeito de suas vidas perante si mesmo, perante as famílias e os outros, e perante Deus. Nos anos 1970 vários grupos de TLC interromperam suas atividades devido ao momento de proibição de reuniões devido à ditadura militar vivida pelo país e posteriormente à ascensão da Teologia da Libertação, que, erroneamente, viam em movimentos de juventude uma forma alienante de encarar a realidade. A proposta de movimento criada por um padre tão voltado para as necessidades da sociedade sempre foi a de unir a experiência de Deus à ação social tão necessária na possibilidade do despertar do “homem novo”. Padre Haroldo desejou “ressuscitar” o TLC em Campinas, teve autorização e convidou integrantes do passado do TLC , como Antônio Orlando, Nely Babini, Tida, Mirtes Polezel e Lala entre outros e, em junho de 1998 realizaram o 1° TLC dos novos tempos e atual. Beto Sdoia, que havia feito TLC em São Paulo em 1975 naturalmente assumiu a coordenação geral do TLC de Campinas em 2002 e seguiu até 2009 quando entregou a coordenação a Geraldo Rossi, que havia feito TLC em Americana/SP em 1976, e um grupo de jovens. Maycon, hoje o coordenador geral do TLC Nacional, foi um destes jovens.
Coordenador:Marcus